Noticias

o cuidador de idosos tem um trabalho dito domiciliar, não sendo empregado doméstico. Não tem como responsabilidade o cuidado da casa e sim do idoso ou da criança para quem vai trabalhar. Têm funções claras e específicas e para tal deve estar qualificado. A capacitação ainda é uma lacuna a ser preenchida pelos setores da sociedade brasileira. Através de cursos para cuidadores e palestras, reuniões  vem ajudando vários familiares e cuidadores a se capacitarem no trato com o idoso e crianças e outros
Por ser trabalho diferenciado, além de férias, INSS e 13º salário, ao cuidador também é, opcionalmente, assegurado o recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS). Sua jornada de trabalho deve ser tratada antes com a família empregadora, geralmente em turnos diários de 08 horas, com folgas semanais, .
O que foi escrito acima é só uma orientação, não uma regulamentação ou lei. Em nível federal, não existe nenhuma lei que regulamente a profissão de cuidador.O importante é que as famílias, a sociedade e o próprio cuidador já percebem que somente através da valorização e do respeito profissional é que teremos pessoas capacitadas para cuidarem melhor de nossos idosos das nossas crianças capacitados!
Dê seu comentário sobre este assunto, vamos ajudar a enriquecer este debate tão importante para a categoria de cuidadores.